Thursday, April 27, 2006

Amadurecimento

Não, não estou me referindo a uma fruta no pé. Refiro-me ao amadurecimento que leva ao entendimento do mundo, a compreensão das relações dos homens entre si e com o mundo que o cerca. Isso é algo que demanda um certo tempo, assim como a fruta, mas também necessita de um "sol do conhecimento". A um espírito simples, despreparado, o amadurecimento dos anos nem sempre traz como conseqüência natuaral o amadurecimento do espírito. Ser um velho não significa ser um sábio, contrário senso, em um jovem é até possível encontrar um espírito maduro.

Nós somos uma país maduro, um país com 506 anos não é mais nenhum infante, já temos alguma história para contar. Somos madurões na idade, mas somos imaturos no comportamento, como habitantes do país, no saber ser uma cidadão, no comportar-se como tal. Falta-nos o conhecimento, o enfrentamento de certos ritos de passagem que formam os povos. Gustave Le Bom, o filósofo francês do século XIX, dizia que é preciso um derramar sangue para lavar a alma de um país, para que seus habitantes adquiram valores morais.

Não sei até que ponto as teorias de Le Bom estão certas, mas todos os grandes países de hoje já enfrentaram as suas guerras, já derramaram a sua cota de sangue. Eu gostaria sinceramente de acreditar que Le Bom estivesse errado, que não fosse preciso paassar pela desgraça de uma guerra para transformar o país numa grande nação. O que nos torna capazes disso é a inteligência, a capacidade de absorver, de aprender com a experiência dos outros. Se já sabemos que o caminho é este, porque não crescermos sem ter a necessidade da expiação?

1 comment:

Marcus Alencar said...

Amadurecimento pessoal ou coletivo é sempre complicado não importa quem seja isso sempre será um divisor de águas na vida das pessoas.

Ás vezes, prefiro pensar que passar por momentos dificieis, de sofrimento acaba contribuindo para que nossa cresça ainda mais, isso nos possibilita renascer assim como uma fênix. Lembro de uma frase, do qual não me lembro o autor no momento, que diz: "O que não me mata, me fortalece"

Amadurecer também é, no meu ponto de vista, saber encarar as responsabilidades e não jogá-las nas costas dos outros considerados preparados.

Gostei muito do seu blog e do texto também.
Falou ai, bom final de semana.