Saturday, January 07, 2006

O Sonho Acabou

O ano passado - ou esses três anos passados de quase desgoverno - não foi de todo perdido; concordo, é verdade, não consigo vislumbrar nada positivo no cenário, e é justamente por isso que considero o ano como não perdido. O Partido dos Trabalhadores foi construído pelos trabalhadores, é verdade, mas com o apoio de grande parcela do meio intelectualóide das universidades, público que sempre se destacou pelo contraditório, pelo revolucionário, e nem seria de se esperar algo diferente.

Deram com os burros n'água, as teorias como sempre, na prática são muito diferentes. É ótimo fazer discursos inflamados, incitar a massa, ser panfletário, um autêntico revolucionário; mas a prática exige o pé no chão, há que encher barrigas, governar para doutores e matutos; parafraseando Joazinho Trinta, "quem gosta de politicagem é intelectual", povão quer saber de comida na barriga, de emprego, de saúde, de segurança. Em suma, do concreto.

Por isso que eu acho que o ano passado não foi perdido; para os realistas - porque sempre existem os eternos incorrigíveis - aplica-se a famosa frase do padeiro: o sonho acabou. A vida é feita de realidade, de feijão com toucinho, de emprego na construção civil, na fábrica, nos serviços. De menos fila no INPS, de salário mínimo maior, de passagem de ônibus menor, de futebol sem juiz ladrão.

Só espero que o pessoal tenha aprendido alguma coisa...

No comments: